D. João VI foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos, e foi quem transformou uma colônia em um país independente.
No entanto, seu reinado no Brasil padece de um relativo esquecimento, e quando lembrado, é tratado de forma caricata, como no filme de Carlota Joaquina, de Carla Camurati.
Mas o Brasil de D. João VI não se resume a graçolas. A fuga da Família Real para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas e escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Os personagens podem ser, sim, inacreditavelmente caricatos, mas isso é algo que poderia dizer de todos os governantes que os seguiram, inclusive alguns muito atuais.
Recomenda-se Ler o livro 1822 que é basicamente uma continuação da história que narra a partida de D. João IV e o Governo de Seu filho D. Pedro I.
O livro dividido em 29 Capítulos narra toda a trajetória da família real ao Brasil, sua saída de Portugal a invasão das tropas Francesas de Napoleão à chegada a salvador e Rio de Janeiro e faz uma descrição minuciosa de como eram as cidades e a população local que na maioria eram escravos. Narra toda a transformação do Brasil entre outros fatos importantes.
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta do Brasil
2011
Por: Tiago Mesquita
Comunique erros - Fale conosco - Sugestões - Remoção
Nenhum comentário:
Postar um comentário