Entre em contato
tiagomesquita67@gmail.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sertanejo Universitário

A nova febre agora é o sertanejo universitários vamos saber um pouquinho de sua origem.

È um estilo musical que provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento.È considerado universitário por conta dos seus cantores jovens porisso a denominação ''Universitário''.
Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens veem (assuntos como poligamia e traição).

Uma outra explicação para a origem desse movimento sertanejo é de cunho também social.A partir da década de 90 muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados ingressaram nas universidades,com isso trouxeram seus violões e romperam definitivamente com estigma do universitário que era associado ao rock in roll. Com violas e violões disseminaram nos campus e republicas a velha musica sertaneja de raiz.Com o passar dos tempos foram associando ao violão ou mesmo a viola instrumentos modernos como guitarras,baixos,bateria,metais e instrumentos de percussão. O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos vem tomando grande espaço na mídia. Letras e musicas simples com facilidade entraram na cabeça das pessoas o que faz com que duplas e conjuntos sertanejos estourem de vários locais do país e com vários singles conhecidos ou mesmo com clássicos com uma roupagem nova.
Uma explicita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras.Isso só reforça a associação dos velhos instrumentos aos modernos.


È hoje um dos estilos musicais que mais crescem hoje no Brasil, como por exemplo os cantores como Gusttavo Lima, Michel Teló, Luan Santana entre outros.

Achei um vídeo super bacana de um casal dançando o sertanejo universitário.

Parabéns. Dançam super bem. 

Fonte: wikipédia - Texto adaptado.

Por: Tiago Mesquita
Comunique erros - Fale conosco - Sugestões - Remoção


Nenhum comentário:

Postar um comentário