Entre em contato
tiagomesquita67@gmail.com

domingo, 16 de outubro de 2011

Abra sua franquia!

Fui conhecer após muita insistência uma determinada Cia, essas que você faz parte do negócio investindo muito pouco e ganha com vendas valores simbólicos. A apresentação foi ótima, os palestrantes ótimos, nossa falavam tão bem que não há como sair do local sem assinar a papelada e adquirir sua franquia. 
Para alguns esses tipos de negócio é chamado de pirâmide. Ex. 

Eu fui levado por alguém
Que levo fulano, que leva ciclano, que leva beltrano e assim sucessivamente.

Você ganha de acordo com o numero de pessoas que levou e uma porcentagem sobre as outras pessoas que entrarem para o negócio. Ou seja quem está no topo sempre ganhará mais. Algumas empresas oferecem produtos e serviços (Ex. Sites), por cada compra de site o franqueado ganha uma porcentagem, e que o levou também ganha uma porcentagem um pouco menor. 

Para isso procurei entender o que é esse tipo de negócio, achei vários prós e contras falando dessas empresas. Algumas mostram exemplos de pessoas que enriqueceram em apenas um ano de trabalho, parece até uma forma de ganho muito simples, eles divulgam para as pessoas somente os benefícios da profissão, mas não divulgam como funciona o mercado das vendas, as concorrências etc. 



Achei algumas coisas que diz a respeito de negócios parecidos


Um esquema em pirâmide é um modelocomercial não-sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema sem que qualquer produto ouserviço seja entregue. Esquemas empirâmide existem há pelo menos um século. O esquema em matriz usa o mesmo sistema não-sustentável fraudulento da pirâmide, mas nele as vítimas pagam para entrar numa lista de espera de um produto desejável, o qual somente uma pequena parcela dos interessados poderá realmente receber.
Existem outros modelos comerciais usando vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais e sustentáveis . A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A idéia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta à outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando seus seguidores. Efetivamente, as pessoas na pior situação são aquelas da base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações — todos falsos.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_em_pir%C3%A2mide)





Por: Tiago Mesquita
Comunique erros - Fale conosco - Sugestões - Remoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário